MONITORAMENTO DE ÁGUA: O CAMINHO PARA UM CONSUMO INTELIGENTE

por / sexta-feira, 24 novembro 2017 / Publicado Dicas

No dia a dia dos condomínios e principalmente nas grandes cidades, o consumo de água é dos assuntos mais importantes que existem. Pelo fato de que o alto consumo de água pode gerar despesas enormes, ainda mais quando há aumentos no valor da conta não esperados. Assim como o reajuste da SABESP nesse mês de novembro. Além disso, vazamentos podem causar uma série de prejuízos para o condomínio e se antecipar a esses problemas é um dos pontos fundamentais para se ter uma boa gestão. O Universo Condomínio conversou com Benjamin Davidson da empresa Sensores e Controles que nos contou as novidades do mercado e explicou como funciona o sistema de monitoramento de água, além de ter apontado as vantagens desse tipo de serviço para os condomínios. Confira!

Como funciona esse monitoramento?

Antes de começarmos a falar sobre monitoramento de água, gostaria de apenas pontuar a importância do elemento água para o planeta e para nós, seres humanos. Diante disto a importância do desenvolvimento de instrumentos que nos auxilie na relação com este elemento é fundamental diante dos eventos que temos vivido, de mudanças climáticas. Saber como utilizar da melhor forma este recurso natural tem um impacto não somente na qualidade de vida dos usuários, assim como nos aspectos sociais e econômicos do local. Os sensores para caixa de água foram pensados a partir deste princípio que visa a otimização de recursos de forma moderna e racional. Os sensores de níveis de água, que tem como objetivo o monitoramento da caixa de água, sendo possível o ajuste para diferentes níveis. O modelo padrão tem 4 alturas podendo ser expandido, identificam os níveis de água do reservatório. Para isto são instalados sensores que através de um painel instalado remotamente mostram a quantidade proporcional da água da caixa ou cisterna.

E quais são as vantagens para o condomínio ao utilizarem esse tipo de “serviço”?
Este sistema possui grandes vantagens sendo uma das principais, o baixo custo do equipamento e da instalação, este sensor tem custo relativamente baixo e uma longa duração, além de vida útil longa e milhares de acionamentos. Permite que o condomínio tenha um controle especifico do consumo de água, do reservatório e se este está sendo alimentado satisfatoriamente ou em caso de baixa do nível de água por vazamento Os sensores são fixados na lateral do reservatório ou são fixados em sistema fixo, o que garante a possibilidade de inúmeras leituras do nível de água. Diferente dos sistemas de chave boia com fio, que pode ter seu acionamento indevido da ondulação do líquido na superfície do reservatório. Ao se instalar um monitoramento dos reservatórios de água, se monitora em tempo real o nível da do reservatório, evitando-se fazer visitas periódicas ao local dos reservatórios, as vezes de difícil acesso, colocando em risco a integridade do funcionário, que deve subir em escadas ou remover tampas. Em caso de condomínios, o porteiro ou zelador tem que se ausentar do posto de serviço para esta verificação. Este sistema possui grandes vantagens sendo que uma das principais é o baixo custo de instalação, este sensor tem custo relativamente baixo e uma longa duração possuindo vida útil de milhares de acionamentos. Os sensores são fixados na lateral do reservatório ou são fixados em sistema fixo, o que garante uma excelente repetibilidade do nível de acionamento e desacionamento, o que não é possível em sistemas de chave boia por exemplo, que podem ter variação devido a ondulação do líquido na superfície do reservatório. Pode ser usado em qualquer tipo de água e não depende da condutibilidade. Os sensores podem ser usados para acionar uma bomba de água, através de uma contatora, que deverá apenas ser dimensionada pela potência do motor.

Este é um serviço voltado exclusivamente para condomínios, ou empresas e pessoas físicas também o utilizam?

A medição de água é aplicada em qualquer lugar aonde se deseja ter em tempo real, a realidade do reservatório de água, seja ela potável ou de reuso ou até água de chuva. A preocupação com a água é geral em todo o pais, a falta é difícil em uma residência, em um condomínio ou empresa (onde a água é a matéria prima para a produção). Assim com o excesso de agua pode causar prejuízos enormes.

Fato: O vazamento da caixa de água, em um condomínio pode invadir o poço do elevador causando prejuízos, hoje contamos com sensor de piso que detectam água a partir de um nível de 0,5 mm de espessura do filete da água, podendo ser conectado o sensor a um sistema de alarme, soando um alarme local em uma central remota de monitoramento. Este é um local de difícil visualização, somente pela equipe de manutenção do elevador.

É um mercado em crescimento, pois a água é um elemento importante na manutenção da vida humana, tanto a escassez como o excesso. A demanda que vem surgindo, e faz com que um mercado de serviços e equipamentos atenda tais necessidades, seja uma realidade. Pois, a falta de água, assim como uma preocupação com excesso da água, causadas seja por inundações ou vazamentos, causam danos.

TOP

Re9 Administração de Condomínios