Gestões de condomínio

por / sexta-feira, 05 janeiro 2018 / Publicado Dicas

Assim como todas as outras coisas em nossa vida um condomínio também precisa de organização. A rotina de um condomínio não se resume apenas ao entra e sai de moradores e visitantes, e sim vai além por todos os controles hoje cada vez mais informatizado. Atualmente a maneira de administrar um condomínio se torna cada vez mais parecida com o gerenciamento de uma empresa.

Existem algumas diferenças na gestão feita por um síndico, um administrador profissional e uma administradora de condomínio:

A gestão de um síndico:
O síndico é um morador eleito para representar o condomínio, ou seja, é “a voz” do condomínio e dos condôminos. Muitos consideram a função de um síndico como algo simples e fácil, porém poucos entendem que o síndico responde tanto civilmente como criminalmente pelo condomínio.
Hoje a única remuneração de um síndico é a isenção que o mesmo possui sobre a taxa de condomínio. Boa parte da gestão de um síndico é exigir que as regras de convivência sejam respeitadas.

A gestão de um síndico é baseada:
– Zelar pela conservação e preservação do condomínio, desde suas áreas comuns a prestação de serviços que é oferecida.
– Convocar assembleias e prestar contas, fazendo cumprir todas as determinações.
– Desempenhar as obrigações impostas pelo Código Civil.
– Representar o condomínio legalmente.
– Arrecadar cotas do condomínio.
– Intermediar conflitos, visando sempre o bem na coletividade.

A gestão de um administrador profissional:

Para ser um administrador de condomínio, é necessário possuir curso profissionalizante em Administração de Condómino. Esse administrador profissional, cumpre sua gestão com profissionalismo, sendo responsável por gerir e atender todas as demandas do condomínio que administra.

Essa gestão destaca-se:
– Valorização de todo o patrimônio
– Prestação de contas
– Pagamento das contas e encargos do condomínio
– Negociação com os fornecedores e prestadores de serviços
– Gerenciamento dos funcionários
– Administração de toda parte financeira
– Conhecimento geral na legislação e convenção do condomínio

Por tanto sua principal função e solucionar os problemas jurídicos, administrativos, financeiros e manutenção do condomínio.

A gestão do condomínio por uma Administradora de Condomínios:

A administradora de condomínios presta todo o suporte administrativo que o síndico necessita. Essa administração evita que ocorram erros na administração e equívocos na gerência que acarretam prejuízos financeiros.

Suas responsabilidades são:
– Movimentação financeira do condomínio
– Elaboração da prestação de contas
– Controle dos pagamentos, encargos sociais e gerência dos funcionários
– Assistência jurídica
– Implantação do sistema de segurança do condomínio
– E representação na assembleia

Essa gestão também é responsável por manter a documentação do condomínio sempre atualizada e organizada.

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